sábado, 18 de abril de 2015

BELO, BELEZA (de Voltaire)

Voltaire




BELO, BELEZA 



Perguntai a um sapo que é a beleza, o supremo belo, o to kalon. Responder-vos-á ser a sapa com os dois olhos exagerados e redondos encaixados na cabeça minúscula, a boca larga e chata, o ventre amarelo, o dorso pardo. Interrogai um negro da Guiné. O belo para ele é – uma pele negra e oleosa, olhos cravados, nariz esborrachado. Indagai ao diabo. Dir-vos-á que o belo é um par de cornos, quatro garras e cauda. Inquiri os filósofos. Responder-vos-ão com aranzéis. Falta-lhes algo de conforme ao arquétipo do belo em essência, o to kalon.

Assistia eu certa vez à representação de uma tragédia em companhia de um filósofo.

– Como é belo! – dizia ele.
– Que viu o sr. de belo?
– O autor atingiu seu fim.

No dia seguinte ele tomou um purgante que lhe fez efeito.

– O purgante atingiu seu fim – disse-lhe eu.
– Eis um belo purgante.

Ele compreendeu não se poder dizer que um purgante seja belo, e que para chamar belo a alguma coisa é preciso que nos cause admiração e prazer. Conveio em que a tragédia lhe inspirara estas duas emoções, e que nisso estava o to kalon, o belo.

Realizamos uma viagem à Inglaterra. Lá se representava a mesma peça, impecavelmente traduzida. Fez bocejarem todos os espectadores.

– Oh! – exclamou o filósofo – o to kalon não é o mesmo para os ingleses e os franceses.

Após muita reflexão concluiu ser o belo extremamente relativo, como o que é decente no Japão é indecente em Roma, o que é moda em Paris não o é em Pequim.


...............................
SIGNIFICADOS:
...............................

Significado de to kalón

Aquilo que liga o mundo divino e o terreno e que assegura à vida um significado e uma dimensão eterna é o kalón (MARTINS TERRA, 2001, p. 494).

"Nada existe de belo que não venha de Deus e não seja divino" (oudèn gár esti tôn kalôn, hò mé theoû te kaì theîon) (MARTINS TERRA, 2001, p. 494).

Significado de aranzel

1- Diz-se do discurso longo, confuso ou tedioso.
2- Narração que aborrece ou cansa. Lenga-lenga.


Fontes: 

François-Marie Arouet Voltaire. Dicionário Filosófico. Original de 1764. Edição Ridendo Castigat Mores. Disponível em http://ultimashoje.com/695

MARTINS TERRA. João Evangelista. O Deus dos Indo-europeus - Zeus e a proto-religião dos indo-europeus. São Paulo. loyola, 2001

Wikcionário, o dicionário livre. http://pt.wiktionary.org/wiki/aranzel




PS: OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS, SEJA CONTRA QUEM FOR, INCLUSIVE O AUTOR DO TEXTO, SOMENTE SERÃO PUBLICADOS NO CASO DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO COMENTÁRIO.

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...