sábado, 25 de outubro de 2014

MARKETING ELEITORAL

MARKETING ELEITORAL



Um dos princípios do marketing e criar a sensação do oferecimento de um benefício (material ou abstrato) de forma a gerar uma reação de retribuição do usuário (cliente, comprador, etc). É sutil em alguns casos, muito evidente em outros, e serve para mesma finalidade, concretizar uma transação. 

Vou dar um exemplo: um vendedor de carros (ou casas) pode oferecer um desconto ao comprador. Este, reconhecendo aquilo como favor sente que sua obrigação de retribuir, aumentando assim a probabilidade daquele vendedor fechar negócio. O bom vendedor nunca deixa o comprador se sentir um besta, que caiu em uma manjadíssima estratégia de vendas. 

Nesta situação das eleições, os marqueteiros transformam os políticos em produtos palatáveis aos eleitores-compradores. Usam várias estratégias de venda que mobilizam emocionalmente os eleitores (compradores). No fim das contas, criam a sensação de que, se o eleitor-comprador possuir este "produto" sua vida pode melhorar ou, se já tem determinado "produto", sua vida melhorou por causa dele (e nunca porque voce acorda cedo, estuda muito, trabalha muito, é dedicado, etc), portanto, seja grato e continue fiel. O da concorrência não presta e blá, blá, blá. 

O melhor de tudo é que os marqueteiros nos fazem perceber que somos nós que tomamos as decisões, que pensamos, que escolhemos e ficamos felizes com isso e não entendemos como é que os outros não veem o que vemos. 

Obvio que existem técnicas muito mais sofisticadas para conduzir as massas. O marqueteiro João Santana, por exemplo, em uma entrevista para a revista ÉPOCA relacionou seus livros preferidos na área de COMUNICAÇÃO POLÍTICA.

SERGUEI TCHAKHOTINE - " A Mistificação da Massa pela Propaganda Política".
WALTER LIPMANN - "Public Opinion", "The Cold War" e "The Public Philosophy".
EDWARD BERNAYS - "Propaganda".
GUSTAVE LE BON - "A Psicologia das multidões", "A Psicologia do Socialismo".
MURRAY EDELMAN - "The Symbolic Uses of Politics", "Politics as Symbolic Action: Mass Arousal and Quiescence", "From Art to Politics: How Artistic Creations Shape Political Conceptions"
DENNIS C. MUELLER - "Public Choice"
REGYS DEBRAY – “Vida e Morte da Imagem”
GLAKOFF - "Don't Think an Elephant! Know your values and frame the debate"
DREW WESTERN - "The Political Brain"
WILLIAM MEYERS - "The Image Makers"
GREG MITCHELL - "The Campaign of the century - Upton Sinclair's race foi governo of California and the birth of media politics"
THEODORE WHITE - "The making of the president"
KATHLEEN HALL JAMIESON - "Eloquence in an electronic Age"

É a estratégia do engano onde a verdade é o menos relevante. 


José Lamartine Neto





PS: OS COMENTÁRIOS OFENSIVOS, SEJA CONTRA QUEM FOR, INCLUSIVE O AUTOR DO TEXTO, SOMENTE SERÃO PUBLICADOS NO CASO DE IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO COMENTÁRIO, COM EMAIL, CPF, RG E ENDEREÇO, PARA QUE POSSA SE SUJEITAR ÀS CONSEQUENCIAS LEGAIS DO ATO PRATICADO E REPARAÇÃO DA VÍTIMA DA OFENSA. A INTERNET NÃO CONSISTE EM “TERRA SEM LEI”, LIVRE PARA A PRÁTICA DE OFENSAS E NA QUAL OS COVARDES SE ESCONDAM ATRÁS DO ANONIMATO, NÃO ASSUMINDO SEUS ATOS.

Nenhum comentário:

O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...