sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Calligaris, Berlusconi e o Código de Ética do PT


Contardo Calligaris é colunista da Folha de S. Paulo e não é petista, muito pelo contrário. Mas ao escrever o artigo “Em defesa de Berlusconi” publicado em 30/07/2009 demonstra não ter nenhuma simpatia por Sílvio Berlusconi, da Itália, e que não se incomoda que o premiê italiano faça suas festinhas com prostitutas. “E eu com isso? Avisem-me se a coisa afetar sua capacidade de governar...”.


Contardo Calligaris argumenta que “é quase uma regra. Quem cata argumentos de moral privada na roupa suja de seu adversário político:
1) quer esconder e censurar seus próprios trapos (tão sujos quanto os do opositor criticado) ou então
2) Ele não tem nada para dizer que interesse aos eleitores e apela para uma cumplicidade de botequim."

Finaliza Contardo Calligaris: “PARABENIZO O PT, que, em seu “Código de Ética”, aprovado nestes dias, decreta que é terminantemente vedada (artigo 6,1) a “exploração de aspectos da vida íntima de adversários em disputas políticas ou eleitorais, internas ou externas, de qualquer natureza” (íntegra em www.pt.org.br).



Quero pedir licença ao psicanalista Contardo Calligaris para expressar uma ponderação. Ficou parecendo que é possível a existência de duas pessoas, uma pública e a outra privada e que uma não tem nenhuma relação com a outra. Tudo bem se estivermos em um novo campo jurídico mas, para o "povão" que assiste jornal e programas em TV aberta é possível que não tenham o mesmo discernimento que V.Sa.

Acredito que, tanto no caso do Sr. Berlusconi, como no código de Ética para os membros do PT, foi deixado de se levar em consideração que ocupantes de cargos públicos ampliaram seu universo de influência, portanto deveriam prestar justificativas aos membros deste novo e ampliado ambiente público.

Pessoas que estão em evidência, portanto sendo referências ou modelos de comportamento para o restante da sociedade, poderiam ter mais cuidado, insisto, mesmo que a justiça interprete como coisas separadas, a massa da população, sendo leiga, pode não conseguir distinguir. Provavelmente ficará algo no seu inconsciente dizendo "Se ele pode, eu tambem posso..."

As explicações dadas por estes integrantes, quando dão, são de uma "cara de pau" tão grande que me lembra a frase do humorista Groucho Marx quando disse:

"...voce acredita em mim ou nos seus próprios olhos?"

É bem verdade que a mída tem uma fortíssima influência nas opiniões, escolhas, medos, valores, crenças, de um povo. Pode ser análogo aos peões levando a boiada. Então estamos num mato sem cachorro, indefesos frente aos "lobos" que se aproveitam das facilidades
? Será tudo farinha do mesmo saco?

Abraço

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Frases de "Bob Fields"

Nestes tempos sombrios é bom recordar o pensamento do economista, diplomata e imortal da ABL Roberto de Oliveira Campos que com sua inteligência e senso de humor apurado nos deixou as frases mais coerentes e divertidas da política nacional, um verdadeiro compêndio de heresias para os devotos de São Marx.

"Os comunistas sempre souberam chacoalhar as árvores para apanhar no chão os frutos. O que não sabem é plantá-las..."

"É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar: bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..."

"A violência comunista não foi mera aberração da psique eslava, mas sim algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma os dissidentes primeiro em inimigos, e depois em vítimas."

"Com o atraso das reformas estruturais e das privatizações, o Brasil fica longe de realizar seu potencial. Poderia tornar-se um tigre e se comporta como uma anta..."

“Empresa privada é aquela que todos controlam; empresa pública é aquela que ninguém controla.”

“Também não me iludi com o totalitarismo de esquerda, por um raciocínio simples. Deus não é socialista. Criou os homens profundamente desiguais.”

“Nossa Carta é intervencionista no econômico, utópica no social e híbrida no político” (a respeito da “Constituição-cidadã”, de 1988).

”Brasil e Argentina parecem dois bêbados cambaleantes a cabecear nos postes. Só que, enquanto a Argentina parece estar a caminho da economia de mercado, o Brasil parece estar de volta ao bar.”


“O que os governos latino-americanos desejam é um capitalismo sem lucros, um socialismo sem disciplina e investimento sem investidores estrangeiros.”


“Tudo que é rigorosamente proibido é ligeiramente permitido.”


“Para Karl Marx a ditadura do proletariado seria apenas um estágio na evolução dialética. Abolidas as classes e a propriedade privada, assistiríamos ao "fenecimento do Estado" e a floração da liberdade. Infelizmente Marx era bom filósofo, medíocre profeta e mau político.”


“Deus errou, limitou a inteligencia e não limitou a burrice.”


“A burrice no Brasil tem um passado glorioso, e um futuro promissor.”


“Castidade por impotencia não é virtude


“Por amor ao passado o Brasil perdeu o presente, e comprometeu o futuro"


“Deus nos livre dos bens intencionados, eles causam danos irreparaveis."


“O mundo não será salvo pelos caridosos, mas pelos eficientes.”


“Quando cheguei ao Congresso, queria fazer o bem. Hoje acho que o que dá para fazer é evitar o mal.”


“O celular faz mal para a masculinidade: é cada vez menor, anda sempre dobrado, cai a ligação várias vezes e não funciona quando entra no túnel.”


“No Brasil, empresa privada é aquela que é controlada pelo governo, e empresa pública é aquela que ninguém controla.”



Para mais frases, visite os textos originais no link da Mídia Livre ou Félix Maier ou Roberto Campos

terça-feira, 11 de agosto de 2009

São Tomás de Aquino dizia...



A Tomás de Aquino, que foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios, foi a tribuido a frase...


“...não devemos respeitar quem não merece respeito”.


Isso é para quem se comporta de forma contrária ao bem natural segundo os princípios da lógica que escoram a ética.



O anúncio de Olavo Bilac

O anúncio de Olavo Bilac Autoria desconhecida Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade rural, um ...